Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

07 agosto 2020

A Ortopedia e o tratamento da osteoartrose

A Ortopedia é a especialidade médico-cirúrgica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de patologias que afetam o sistema músculo-esquelético. O termo “Ortopedia” foi utilizado pela primeira vez por Nicolas Andrè (Andry), em 1741, e foi formada a partir da união de dois vocábulos de origem grega: orthos que significa direito e paidos que significa criança. Este autor usou uma imagem com uma árvore “torta” ligada a uma estaca e que metaforicamente simboliza o objetivo da Ortopedia e que é a correção das deformidades do sistema músculo-esquelético. Esta imagem representa hoje em dia a Ortopedia e é utilizada como símbolo das Sociedades de Ortopedia de todo o mundo.

O aumento da esperança média de vida fez com que surgissem com mais frequência patologias degenerativas que condicionam muito a qualidade de vida das pessoas. A osteoartrose (em que há um “desgaste” das articulações) é um exemplo disso, em que grande parte das pessoas a partir da 6ª década de vida são afetadas por esta doença, causando-lhes dor, incapacidade funcional e deformidade. Todas as articulações podem ser afetadas e o movimento pode ficar muito limitado e doloroso.

A Medicina teve um avanço notável nos últimos anos o que permitiu desenvolver novos tratamentos e técnicas para o tratamento da osteoartrose. O tratamento médico conservador (com a Reabilitação física e a analgesia) assume sempre um papel fundamental e inicial nestes doentes.

Quando o tratamento médico inicial deixa de ser eficaz, a cirurgia assume-se como a estratégia natural para o tratamento destas lesões, e podem ser usadas técnicas de correção do eixo dos membros (osteotomias) e mais frequentemente a substituição da articulação por uma prótese (artroplastia).

Praticamente todas as articulações podem ser substituídas com uma prótese, mas as mais frequentes são a anca, o joelho, o ombro, cotovelo e o tornozelo. A melhoria da qualidade de vida para o doente é tão grande e evidente que a prótese da anca foi considerada o procedimento médico que mais efeito teve na melhoria da qualidade de vida das pessoas, no século XX.

O serviço de Ortopedia do Trofa Saúde dispõe de uma equipa diferenciada, altamente especializada e experiente na realização deste tipo de cirurgias.

A rede de hospitais Trofa Saúde conta com o apoio de mais de 40 especialidades médicas, cirúrgicas e complementares e de Unidades de Cuidados Intermédios e Intensivos para um tratamento multidisciplinar totalmente focado no doente, na sua recuperação e bem-estar.

Se tem um problema articular que lhe causa dor e interfere com a sua qualidade de vida pode contar com a equipa de Ortopedia do Trofa Saúde Hospital Central que lhe irá disponibilizar o melhor tratamento e de acordo com mais altos parâmetros de cuidados de saúde e conforto.

Redigido por Prof. Doutor Nuno Sevivas (OM41208), Ortopedista e Diretor Clínico no Trofa Saúde Hospital Central e membro do corpo clínico no Trofa Saúde Braga Centro, Braga Sul e Vila Real

Voltar

25 setembro 2020

Quer fazer o teste à COVID-19?

23 setembro 2020

Testes COVID-19 em formato Drive-thru

20 setembro 2020

O regresso à escola e a pandemia: conselhos para pais e f...