Hérnia

Marcação

A Hérnia do adulto é a saída de um órgão, ou parte dele, contido na cavidade abdominal através de um orifício natural como umbigo ou região inguinal ("virilha") e de orifícios adquiridos da parede abdominal onde foram realizadas incisões cirúrgicas. As hérnias normalmente acontecem em áreas onde a parede abdominal é naturalmente mais fraca causando um desconforto, sensação de "queimação" ou "formigamento", e dor quando algum esforço físico é realizado (tosse, ginástica, pegar objetos pesados e etc). Existem tipos diferentes de hérnias, nomeadas de acordo com a sua localização na parede abdominal.

Que tipos de hérnia existem?

Hérnia Umbilical - Ocorre no umbigo e ao seu redor e é causada por uma fraqueza no local por onde passou o cordão umbilical. O tratamento cirúrgico é a única solução para a correção definitiva. A cirurgia pode ser realizada com anestesia loco regional (raqui ou peridural) e demora cerca de 30 a 40 minutos. O paciente fica internado por 24 horas e em 1 semana está completamente recuperado.

Hérnia Inguinal - É a hérnia mais comum, também conhecida como a hérnia da virilha, afeta mais as pessoas do sexo masculino e surge na região inguinal ou da virilha. Nesta região existe um orifício natural por onde passam os vasos (artérias, veias) e nervos para os testículos transformando-se em uma área mais fraca de parede abdominal. Algumas pessoas já nascem com a hérnia mas ela só se manifesta na idade adulta com a fraqueza da musculatura.

Hérnia Femoral - As hérnias femorais também surgem na virilha, imediatamente abaixo do local onde surgem as hérnias inguinais, bem no início da coxa. Neste local existe o anel femoral para a coxa, perna e pé. São menos frequentes e é mais comuns nas mulheres.

Hérnia Incisional - Este tipo especial de hérnia ocorre no local de uma incisão cirúrgica prévia devido a uma rutura das suturas internas. A cirurgia de hérnia incisional pode ser realizada pela via convencional ou por laparoscopia.

Hérnia epigástrica - Ocorre na linha média chamada linha branca na área epigástrica.

Outras - há ainda outras hérnias de localização mais incomum mas que temos de estar conscientes da sua existência.

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

28 dezembro 2019

Cirurgia plástica e reconstrutiva da uretra e do pénis

27 novembro 2019

Novembro Azul – Mês de Alerta para Doenças do Homem

24 novembro 2019

O que é a vasectomia?